Olá! Sejam bem vindos a disciplina de Geografia Geral do Brasil 

Ementa:Direito  Constitucional.  Direito  econômico  turístico.   Legislação   Específica  de   Turismo.  Modelos jurídicos  de  planejamento  e  estruturas  oficiais  de  Turismo.  Estímulos  a  investimentos turísticos.  Controle  da  produção  de  serviços  turísticos.  Direito  empresarial  turístico. Relações contratuais  com  fornecedores.  Relações   trabalhistas.   Instrumentos   legais   sobre   áreas   e   locais   de   interesse   turístico.  Direito   Fiscal  alfandegário.   Estatuto   jurídico   de   estrangeiro.   Análise   dos   principais   itens   do   código   do   consumidor. Legislação ambiental.

Apresentação dos capítulos com os produtos dos grupos.

Plano de Ensino

Ementa
Os itinerários turísticos: introdução conceitual. Conceitos, tipos e características de roteiros. Tipologia de grupos. Seleção de atrativos, serviços e equipamentos turísticos na elaboração de roteiros turísticos conforme as características da localidade ou região. Roteiros turísticos integrados e sustentáveis com ênfase em natureza e cultura. A promoção dos roteiros. Orçamentos e preços. Elaboração de roteiros turísticos.
Objetivo Geral
Constituir de forma coletiva uma discussão acerca dos principais pontos metodológicos acerca dos roteiros turísticos, desde a caracterização incial, classificação de serviços e equipamentos até o formato de promoção mais interessante para cada caso.
Objetivo Específico
Conteúdo Programático
Conceitos, tipos e características de roteiros. Tipologia de grupos. Seleção de atrativos, serviços e equipamentos turísticos na elaboração de roteiros turísticos conforme as características da localidade ou região. Roteiros turísticos integrados e sustentáveis com ênfase em natureza e cultura. A promoção dos roteiros. Orçamentos e preços. Elaboração de roteiros turísticos.
Metodologia
As aulas acontecerão basicamente a partir de plataformas digitais considerando o monitoramento do aprendizado de forma contínua. Para todas as atividades desenvolvidas serão utilizados roteiros de trabalho, leituras dirigidas, atividades de construção teórica do discente, compartilhamento das construções e avaliações. Cada aula será dividida em cinco partes, com um produto final disponível para atribuição de notas. As aulas acontecerão na modalidade assíncrona. As faltas serão geridas desde a comprovação de cumprimento das atividades de cada aula.
Avaliação
N1_Resenha – 100 pontos N2_Criação de evento – planejamento no pré-evento/sem custos – 100 pontos N3_Criação de evento (cont.) – planejamanto no trans e pós-evento/sem custos – 100 pontos EXAME FINAL_Prova Teórica Individual
Recursos Didáticos
Serão utilizadas plataformas digitais (Moodle ou Google Sala de Aula), Textos digitalizados, Resenhas criticas, PodCasts, Videos de apresentação feitos no celular, Fóruns e aplicativos de divulgação cientifica.
Bibliografia
ACERENZA, M. Agencias de Viajes. Organización y Operación. México: Trilhas, 1990. BAHL, Miguel. Viagens e RoteirosTurísticos. Curitiba: Protexto, 2004.BOULLÓN, Roberto C. Planejamento do Espaço Turístico. Bauru/SP: EDCS, 2004.CASTROGIOVANNI, A. & GASTAL, S. (org.). Turismo Urbano: Cidades, Sites de Excitação Turística. Porto Alegre: Ed. dos Autores, 1999. MOLETTA, V. B. F. Comercializando um Destino Turístico. Porto Alegre: SEBRAE, 2000. MURTA, S. M. & ALBANO, C. Interpretar o Patrimônio: Um Exercício do Olhar. BH: Editora UFMG, 2002. SILVA, M.G.L. Cidades Turísticas: identidades e cenários de Lazer. São Paulo: Aleph, 2004. TAVARES, A. M. City Tour. São Paulo: Ed. Aleph, 2002.